Cartões de Visita Digitais Interativos: o que são e como ajudam meu negócio?

Cartões de Visita Digitais Interativos:
o que são e como ajudam meu negócio?

Você está lendo esse artigo num dispositivo móvel. Provavelmente em um smartphone.

Se eu acertei isso não tem nada a ver com poderes ocultos, ou leitura de mentes. Na verdade, eu só estou me valendo da boa e velha estatística:  Segundo estudos recentes divulgados pela Mobile Time [1], 71 milhões de brasileiros – 56% do total de 126,9 milhões de usuários de Internet no Brasil – acessam a Internet somente pelo celular. Outros 51 milhões (40% dos internautas) se conectam tanto pelo celular quanto pelo computador. 

Portanto, se minha previsão está correta e você está acessando este artigo em um smartphone, a chance de que você tenha WhatsApp instalado é – estatisticamente – de 100%

Segundo dados informados pela empresa Facebook, o Whatsapp possui cerca de 130 milhões de usuários no Brasil e se tornou uma grande ferramenta de vendas, marketing e relacionamento com os clientes, por milhares de micro e pequenos negócios e profissionais liberais/autônomos. Segundo levantamento realizado pela plataforma Loja Integrada, em reportagem para o Diário do Comércio [2], 51% dos pequenos lojistas virtuais da plataforma – que conta com mais de 1 milhão de lojas –  usam o WhatsApp como principal canal de atendimento e comunicação com os clientes.
Seria uma enorme bobagem negar a penetração deste aplicativo na economia brasileira e sua importância para as micro e pequenas empresas, profissionais liberais e profissionais autônomos.

O Whatsapp se tornou uma das mais importantes ferramentas de vendas e de comunicação para os micro e pequenos empresários e profissionais autônomos ou liberais.
O Whatsapp se tornou uma das mais importantes ferramentas de vendas e de comunicação para os micro e pequenos empresários e profissionais autônomos ou liberais.

Aplicativos como o WhatsApp, Telegram, Messenger e outros permitem que você compartilhe informações de forma mais fácil, rápida e segura com seus clientes e parceiros. E é justamente neste ambiente hiperconectado que um antigo parceiro das estratégias de negócios ressurge, com força total: O cartão de visitas!

Cartão de Visitas? Sério? Sim…

.Nós estamos cada vez mais conectados. Fato. Mas, imagine o seguinte cenário: você encontra com uma pessoa num evento e tem interesse em manter contato profissional com ela. 
Suas opções são:

  • Adicioná-la no Linkedin – O problema é que ela pode não usar essa ferramenta com frequência e pode se sentir incomodada de adicioná-lo, por constrangimento
  • Adicioná-la no Facebook ou segui-la no Instagram – O Problema, nesse caso, é que são redes sociais geralmente pessoais, e nem todo mundo gosta de adicionar nessas redes contatos profissionais
  • Dar um cartão de visitas normal – É uma possibilidade neutra, mas caótica… Quem já esteve num evento de negócios sabe a quantidade de cartões de gente desconhecida que chega em nossa casa e vai direto pra lixeira
  • Dar seu cartão de visitas INTERATIVO DIGITAL – Basta uma mensagem no WhatsApp e PRONTO: você está ali, no smartphone da pessoa. Ela vai abrir o cartão, porque vai ficar curiosa. E isso é TUDO que você precisa para que esse contato seja reforçado posteriormente

O cartão de visita digital e interativo tem se mostrado uma excelente opção ao cartão de papel, por inúmeras razões. Hoje em dia, já é possível criar um cartão de visita interativo por um valor bastante próximo do valor dos cartões de visita convencionais e é possível incluir nele recursos digitais impossíveis para um cartão de visita impresso tradicional.

O que é e como funcionam os Recursos Avançados do Cartão de Visitas Digital Interativo?

Um cartão interativo nada mais é do que um arquivo PDF, preparado de forma especial, utilizando ferramentas específicas para que, com apenas um clique, seu contato tenha à disposição serviços e recursos avançados como:

  • Acesso às suas Redes Sociais: Ao clicar nos ícones do cartão, seu cliente ou contato é redirecionado instantaneamente para a rede social escolhida. 
  • Seu cliente quer te ligar? Sem problemas: Como seu cliente ou contato irá usar seu cartão de visita digital interativo em seu smartphone (conforme vimos nas estatísticas acima) ele pode simplesmente tocar no ícone do telefone e, imediatamente, fará uma ligação para seu telefone.
  • Precisa enviar mensagem pelo WhatsApp? Fácil!: Ao tocar no ícone do famoso aplicativo de mensagens, seu cliente ou contato poderá lhe enviar uma mensagem instantaneamente e interagir com você. Isso facilita os contatos comerciais de uma forma nunca imaginada!
  • Seu cliente é tradicional? Tudo bem: Que tal enviar um email? Sim, isso também é possível pelo cartão digital interativo. Basta clicar no ícone do email e seu aplicativo de email já irá abrir automaticamente com seu endereço preenchido!
  • Quer que seu cliente vá ao seu escritório? Chame um Uber! Sim, seu cartão de visitas digital interativo pode ter um ícone que, ao ser tocado, abre automaticamente o aplicativo Uber, com o endereço da sua empresa o escritório. Rápido, prático e eficiente!
  • Entre outras funções que irão marcar sua presença na mente do seu cliente e facilitar não apenas o contato, como as vendas, como canais do YouTube ou vídeos específicos, agendamento de reunião, iFood, vitrine de produtos ou serviços, currículo digital, cardápio interativo, etc.
Este é o meu cartão de visita digital interativo (Renatho Siqueira). Com ele, você pode me procurar no Linkedin, Facebook, Telegram, Whatsapp e visitar meu site.
Este é o meu cartão de visita digital interativo. Com ele, você pode me encontrar no Linkedin, Facebook, Telegram, Whatsapp e visitar meu site. Clique na imagem para baixá-lo!

O que seu cliente ou contato precisará para usar seu cartão de visitas digital interativo?

Nada que ele já não tenha instalado em seu smartphone!
Não há necessidade de baixar nenhum app específico para utilizar toda essa tecnologia. Além disso, seu cartão poderá ser compartilhado infinitamente entre seus contatos. Só essa possibilidade já torna o investimento nesse tipo de produto uma decisão inteligente e econômica, já que seus cartões interativos são INFINITOS! Sendo assim, o custo por unidade tende a ZERO ao longo do tempo!

Seus clientes e contatos poderão se tornar divulgadores do seu produto, serviço ou negócio, já que bastará que eles encaminhem um pequeno arquivo PDF para outras pessoas e, dessa forma, eles estarão contribuindo para divulgação do seu negócio. 

Girl Typing Phone Message On Social Network At Night

Ah, mas no Youtube ensina a fazer… Sem dúvida!

Como o cartão de visitas digital interativo se tornou bastante difundido nos últimos meses, você já encontra pela internet vários vídeos ensinando a fazer estes cartões, com um passo a passo, usando tanto aplicativos e programas profissionais (como o Photoshop, Illustrator e InDesign) quanto usando aplicativos mais simples, para seu computador ou smartphone. Opções de FERRAMENTAS não faltam. 

O que você precisa ter em mente é que estes tutoriais, em geral, ensinam algo bem básico. Uma das coisas que realmente cria o impacto do cartão interativo está no seu visual e isso vai depender bastante do senso estético e do conhecimento que a pessoa que fará o cartão deve ter para fazer algo com QUALIDADE.

Opa, então significa que o cartão de visita normal vai “morrer”?

Cara, desde que eu me conheço por gente, as pessoas têm essa mania de “matar” tecnologias tradicionais sempre que algo “inovador” aparece. Aconteceu com o Cassete, com o MP3, com o DVD, com o notebook, etc… Nós adoramos criar uma “chacina virtual” quando algo novo cruza a esquina…

Este modelo de cartão é – sem dúvida – inovador e impactante. Ele gera um efeito “UAU” nas pessoas que o recebem e te coloca numa posição de destaque em face daquelas pessoas que usam apenas o cartão “tradicional”. Mas, o cartão tradicional AINDA TEM O SEU LUGAR e deve ser utilizado como parte de uma estratégia maior e mais bem pensada. Você pode, talvez, criar cartões de LUXO para dar àqueles prospects ou leads de alto padrão ou com alta probabilidade de fechamento de negócio. Cartões físicos de luxo impressionam muito e, SOMADOS aos cartões de visita digitais interativos, podem criar um posicionamento incrível e te destacar da concorrência. É provável que este novo formato tenha chegado para agregar, somar. Mas, como eu disse, não acredito que vai substituir os cartões tradicionais, na maioria dos casos.

Gostei. Como eu faço para ter o meu próprio cartão de visita digital interativo?

Eu acredito que depois de tudo que você leu, você deva estar convencido de que os cartões virtuais podem ser uma excelente ferramenta de comunicação e de divulgação do seu serviço ou produto. Sendo assim, se você quiser criar o seu próprio cartão de visita digital interativo, com um layout profissional que ajude a impactar seus clientes, causando aquela primeira boa impressão, clique no botão abaixo e nos conte mais sobre seu projeto. Com CERTEZA iremos desenvolver algo que criará um efeito “UAU” em seus clientes!.

Envie uma mensagem no WhatsApp para Renatho Siqueira
Clique no botão acima e nos envie uma mensagem. Vamos ajudar VOCÊ a criar um cartão incrível!

[1] https://www.mobiletime.com.br/noticias/28/08/2019/71-milhoes-de-brasileiros-acessam-a-internet-somente-pelo-celular/ 
[2]  https://dcomercio.com.br/categoria/tecnologia/whatsapp-e-o-principal-canal-de-atendimento-dos-lojistas-virtuais
Baseado no texto incrível da Íris:  https://www.ifd.com.br/marketing/voce-ja-ouviu-falar-do-cartao-de-visita-digital-e-interativo

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

%d bloggers like this: